Incoerente e rancoroso, Ciro Gomes perdeu o pouco da influência que tinha no Ceará
Além de perder a capital, o PDT de Ciro só fez cinco prefeituras
Ciro Gomes não conseguiu se reencontrar desde que amargou a quarta colocação na eleição de 2022, quando obteve apenas 3,4% dos votos válidos, e voltou a passar vexame nas eleições municipais, quando ficou evidente que, mesmo no estado do Ceará, o povo já não lhe ouve mais.
O atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, contou com a integral participação do ex-presidenciável durante todo o período de campanha e, mesmo assim, não conseguiu atingir 12% dos votos, ficando de fora do segundo turno.
Além de perder a capital, o PDT de Ciro só fez cinco prefeituras e já não está nem entre os seis maiores partidos do estado. Já o senador Cid Gomes, comandando o PSB, foi vencedor em 65 cidades e segue ao lado de Camilo Santana como uma das maiores lideranças políticas do Ceará.
O que será de Ciro?
Com discursos cada vez mais raivosos contra tudo e contra todos, além de falas incoerentes com sua trajetória política, Ciro flerta com a extrema direita neste segundo turno e, ao que tudo indica, apoiará o bolsonarista André Fernandes para prefeito de Fortaleza.
Ainda sem anunciar publicamente apoio a Fernandes, o outrora líder do clã Ferreira Gomes já não dá sinais de querer reverter a situação melancólica na qual se encontra e deve mesmo encerrar sua trajetória política como um rebelde sem causa.