» Sociedade

Moradores relatam tremor de terra em Santana do Mundaú

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e não houve registro de danos estruturais

Moradores da cidade de Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas, relataram ter sentido abalos sísmicos na noite da última terça-feira (3/1). Apesar do susto, ninguém ficou ferido e não houve registro de danos estruturais.

"Alguém de Santana do Mundaú sentiu tremor no chão ontem à noite? Sentimos aqui na rua Nova, atrás da cacimba. Era um som como batida na parede muito forte que fazia vibrar embaixo dos nossos pés", publicou a psicóloga Julye Delmiro em seu Instagram.

Ela disse ainda ter percebido, ao menos, quatro tremores de terra que teriam ocorrido após às 22h. O portal O Alagoano entrou em contato com Defesa Civil Municipal e o órgão informou que não tomou conhecimento de nenhum evento do tipo nos últimos dias. 

De acordo com o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Arthur Rumenyng, há alguns meses, o órgão recebeu queixas de tremores de terra de moradores de parte da Avenida Pereira Maia e rua Santa Rosa, além de intermediações do cemitério.

Após os acontecimentos, as equipes realizaram visitas aos locais de queixa, sobrevoaram toda área e vasculharam à pé. Porém, não foram identificadas nenhuma evidência ou registro deixados pelo evento.

"De lá pra cá não tivemos conhecimento de nenhum novo evento do tipo, levando a entender que poderia ser teria sido um evento natural, como movimentação de massa, descarrilhamento de rocha ou algo do tipo. Mas agora, como segundo alguns moradores o evento aconteceu novamente, iremos continuar investigando o acontecimento", disse Arthur.

Até o momento, não há informações se além da Defesa Civil Municipal algum outro órgão foi acionado. O coordenador ressaltou que, caso necessário, "não pouparemos esforços para esclarecer o que vem acontecendo e se preciso iremos solicitar apoio de outros [órgãos] sim".