» Política

Maurício Quintela deve assumir secretaria de Habitação do governo Lula

Quintela não conseguiu se eleger deputado federal, ficando na primeira suplência do MDB em Alagoas

Nesta sexta-feira (6/1), o presidente Lula faz sua primeira reunião ministerial com o objetivo de "organizar os trabalhos". De volta ao primeiro escalão do governo, o MDB deve resgatar políticos não eleitos para a composição dos cargos no segundo escalão. 

No Ministério das Cidades, a ambição do partido é ocupar os principais cargos da pasta, que será chefiada pelo presidente do diretório do Pará, Jader Filho. O modelo é conhecido como "porteira fechada", mas tem a oposição de legendas de esquerda, que pretendem influenciar sobretudo na área de habitação.

A bancada do partido na Câmara pretende fazer duas indicações. Uma delas é o ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa (AL) para a Secretaria de Habitação, responsável pelo Minha Casa Minha Vida e uma das principais apostas do governo petista. 

Quintela não conseguiu se eleger deputado federal, ficando na primeira suplência do MDB em Alagoas. Ex-secretário estadual da Infraestrutura, tem larga experiência administrativa e já ocupou o Ministério dos Transportes, hoje comandado pelo senador Renan Filho.