» Sociedade

Golpe do brinde bancário: Saiba como se proteger

O reconhecimento facial, ferramenta criada para dar mais segurança a dispositivos e operações, tem sido usado na aplicação de um novo golpe

O roubo de dados para aplicação de golpes financeiros vem aumentando gradativamente no Brasil. O reconhecimento facial, ferramenta criada para dar mais segurança a dispositivos e operações, tem sido usado na aplicação de um novo golpe.

Nesta modalidade os criminosos entram em contato com a vítima por telefone ou WhatsApp para informar que ela vai receber um brinde, se passando por floriculturas, lojas de cosméticos, entre outras.

Em seguida, informam que não podem deixar o brinde na portaria e precisam que a pessoa receba pessoalmente e um horário é agendado para a entrega.

Na entrega do brinde, o entregador, com o seu próprio celular, informa a vítima que precisa capturar ou tirar uma selfie (biometria facial) para comprovar que de fato fez a entrega.

Um detalhe importante é que normalmente as vítimas relatam que no celular dos entregadores tem uma fita isolante na parte superior da tela. Isto porque eles querem esconder o nome da instituição financeira, uma vez que quando estão capturando a foto já estão conectados nos aplicativos de financiamentos bancários.

Para se proteger deste golpe, aqui está o que você pode fazer:

??? Nunca tire uma foto sua (selfie) por solicitação de entregadores, sob o argumento de confirmar que o brinde foi entregue.

??? Os entregadores podem colocar uma fita isolante no celular, o objetivo deles é que não percebam a mensagem de contratação na tela da biometria. Fique atento!

??? Caso suspeite ter caído neste golpe, entre em contato com a nossa central pelos nossos canais.