» Sociedade

Universitários voltam a ter transporte em Santana do Mundaú

Segundo os estudantes, o secretário André Castro teria garantido a volta dos ônibus a partir desta quarta (1°)

Após O Alagoano publicar reportagem sobre a cobrança de transporte para estudantes universitários de Santana do Mundaú, o secretário Municipal de Educação, André Castro, teria garantido a volta dos ônibus que realizam o trajeto para a cidade de Maceió.

Conforme relato da universitária Paula Simão, ela teria conversado com o gestor no última sexta-feira (27), para tratar do assunto. Os estudantes estavam aflitos sem saberem como iriam se deslocar, uma vez que as aulas tiveram início no dia 23 de janeiro.

"Vale ressaltar que as aulas do município não retornarão na primeira semana de fevereiro e consequentemente perderíamos mais uma semana, resultando em mais faltas e correndo o risco de perder matérias", pontuou a universitária.

Ela afirmou ainda que o secretário garantiu que os transportes universitários retornam às atividades a partir desta quarta-feira, 1°de fevereiro, "inclusive os mesmos do ano passado".

Confira a nota na íntegra:

"NOTA A RESPEITO DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Conversei com o secretário de Educação do município ontem ontem mesmo e ele explicou a situação.

Compreendemos que a Prefeitura não tem obrigação de disponibilizar o transporte. Mas temos que lembrar que a população mundauense não é classe média alta e não tem o privilégio de pagar transporte todos as dias, tampouco mudar-se de cidade apenas para fins de estudo. Diante disso, a ajuda da prefeitura é imprescindível, por isso a cobrança. Pois, na UFAL, as aulas iniciaram dia 23 e, a depender do grade, cada dia da semana tem 4 ou 5 aulas da mesma matéria, e isso pesa bastante, pois faltas, reprovam. E faltar 2 semanas, equivalem a 8 ou 10 faltas.

Expliquei também o motivo da postagem, que é de foto chamar atenção, além de uma forma de pressionar e cobrar celeridade no atendimento à demanda em questão. Pois o assunto e sério e requer urgência.

Vale ressaltar que as aulas do município não retornarão na primeira semana de fevereiro e consequentemente perderíamos mais uma semana, resultando em mais faltas e correndo o risco de perder matérias. Contudo, o secretário afirmou que a partir do dia PRIMEIRO DE FEVEREIRO os transportes voltarão normalmente, inclusive os mesmos do ano passado.

Gostaria de destacar que infelizmente houve uma demora por parte dos alunos de procurar a gestão e solicitar o transporte, afinal, sabemos que nada se resolve da noite pro dia quando se trata de serviço público, independente da esfera de governo.

No mais, a solicitação já fora atendida, tendo em vista adiantamento do transporte para o dia 01/02 e não 13/02 como os alunos pensaram. E agradecer ao secretário André pela atenção, compreensão e sensibilização para com nós estudantes universitários.

Por fim, quero deixar claro que isso não se trata de política partidária, de situação ou oposição. Não faço parte de nenhum desses grupos político de Mundaú! A pauta é sobre educação e se trata apenas disso. Não confundam!"