» Política
PEC de Alfredo Gaspar propõe lista tríplice para PGR
A medida pretende dar mais autonomia aos membros do órgão, garantindo que a escolha técnica seja respeitada, independentemente da decisão do presidente da República
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) propôs uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados para tornar obrigatória a lista tríplice no processo de escolha dos próximos procuradores-gerais da República.
A medida pretende dar mais autonomia aos membros do órgão, garantindo que a escolha técnica seja respeitada, independentemente da decisão do presidente da República. Atualmente, a Constituição dá ao presidente da República ampla discrição para indicar quem ele quiser, entre os integrantes da carreira maiores de 35 anos, para comandar o MPF.
???Assim como já ocorrem nas unidades federativas, propus uma emenda à Constituição para que o próximo procurador-geral da República seja escolhido a partir da votação da lista tríplice. Chega de presidente da República tirar da cartola nome que vá ser subserviente a suas vontades???, disse o deputado.
O objetivo da PEC é seguir a prática que vem sendo feita desde 2001 pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que é realizar uma eleição para compor a lista com os três nomes mais preparados para ocupar o cargo.
???A nova Constituição, todavia, cometeu então um lapso ao criar regra assimétrica entre os MPs da União e dos Estados: para os últimos, previu a lista tríplice no processo de escolha do chefe da instituição, pelo chefe do Poder Executivo; para os primeiros omitiu o requisito???, afirma a PEC.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Renovação: Desejo por Mudança une rodoviários de Alagoas em torno da Chapa 2
-
2
PEDIDO NEGADO
Justiça condena Bradesco Saúde por negar exame a paciente com suspeita de câncer em Maceió
-
3
TENTOU FUGIR
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas próximo à rodoviária de União dos Palmares
-
4
POLÍCIA
Adolescentes trocam tiros com a polícia e são apreendidos em União dos Palmares
-
5
ALAGOAS
Em nota, Secretaria de Segurança admite comprar fuzis duas vezes mais caros que os do Governo Federal