» Polícia

PC vai investigar morte de cães supostamente envenenados no Farol

Segundo a polícia, os corpos dos animais foram recolhidos e passarão por necropsia

O delegado Robervaldo Davino, titular da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Ambientai, informou que instaurou inquérito para investigar a morte de cinco cachorros no bairro do Farol, em Maceió, que aconteceram nesta quinta-feira (6/4).

Segundo a autoridade policial, os corpos dos animais foram recolhidos por uma equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e serão preservados, para que seja feita uma perícia nos animais.

"Devido ao recesso da Semana Santa, devemos ouvir o tutor só nesta próxima segunda-feira (10), porém ele já fez um boletim de ocorrência na Central de Flagrantes. A partir desse laudo do exame de necropsia, vamos apurar se houve responsáveis pela morte dos animais", explicou o delegado.

O tutor dos animais, Chrysthyan Victor, relatou que desde domingo (2) vive dias angustiantes, quando amanheceu com três, dos nove animais, mortos em casa, supostamente por envenenamento. Ontem, ele recebeu uma ligação informando que mais dois animais tinha sido encontrados sem vida.

"Não me lembro de alguém ter reclamado, sempre foi tudo muito tranquilo. Antes, minha mãe era quem cuidava deles, tenho uma que já vai fazer 15 anos e os outros eram filhotes que cresceram aqui", lamentou o tutor ao TNH1.

Leia a nota da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) na íntegra:

"A Secretaria de Saúde informa que a Unidade de Vigilância em Zoonoses e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável já fizeram o recolhimento dos corpos dos animais.

A SMS reforça que atuou de maneira excepcional, já que atribuição da UVZ é relacionada a mortes com suspeitas de zoonoses e não outros casos clínicos (como envenenamento). Nestes casos, o recolhimento é feito pela SUDES.  A Secretaria também esclarece que o recolhimento aconteceu logo após o envio da localização da ocorrência, que foi solicitada às 8h30, mas enviada pelo solicitante apenas às 11h43min."