» Política
Alfredo Gaspar coordenará comissão sobre desastre ambiental em Maceió
Mais de 50 mil pessoas foram afetadas por afundamento do solo causado por mineração de sal-gema
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil -Alagoas) foi designado para coordenar a Comissão Externa sobre o Colapso do Solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto e Farol, em Maceió. Na última quarta-feira (19/4), ocorreu a primeira reunião para tratar o assunto na Câmara dos Deputados.
???Um dos meus primeiros atos como parlamentar foi propor um projeto de lei para impedir que os sócios majoritários da Braskem tenham direito a lucro enquanto todo dano causado pela empresa não for ressarcido às vítimas. Em seguida, foi a instalação da Comissão Externa, para que possamos fiscalizar e buscar uma compensação melhor para todos aqueles atingidos pelos atos criminosos da Braskem???, explicou o deputado Alfredo Gaspar.
O desastre ambiental afetou mais de 50 mil pessoas que precisaram sair de suas residências por conta das rachaduras.
O grupo é composto por toda a bancada federal alagoana.
Na primeira reunião, Alfredo Gaspar apresentou o plano de trabalho e os requerimentos que estão sendo propostos. Os materiais devem ser analisados na próxima reunião, que acontecerá na terça-feira (25), às 15 horas.
Uma das medidas da Comissão será solicitar dos órgãos federais, da prefeitura de Maceió, do Governo do Estado e da Braskem uma série de documentos, como cópias de atas, acordos, licenças ambientais, autorizações e do processo de licenciamento ambiental da extração de sal-gema, além de informações sobre o acordo de compensação financeira para as vítimas e pagamento de dividendos aos acionistas da empresa.
Requerimentos
O grupo deve analisar na próxima semana oito requerimentos que tratam de pedidos para a realização de visitas técnicas, reuniões e seminários em Maceió.
Os parlamentares também vão propor a realização de uma audiência pública com a presença de moradores dos bairros atingidos, representantes da Braskem, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), dos Ministérios Público do Estado e Federal, Defensoria Pública da União e do Estado, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Comitê de Acompanhamento Técnico Caso Pinheiro/Braskem, entre outras entendidas.
???A realização de audiências públicas, nos termos regimentais desta Casa, tem o papel de jogar luz e dar voz àqueles que são parte integrante de todo esse processo que se iniciou no ano de 2018. Os moradores são os mais fragilizados. Com essas informações, a Comissão Externa conseguirá cumprir seu objetivo de acompanhar e fiscalizar os danos ambientais, sociais e econômicos advindos da extração do sal-gema naqueles bairros durante décadas e ter ciência do atual estágio de compensação financeira e de acordos firmados entre os atores envolvidos", apontam os documentos já protocolados na Comissão Externa.
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
BR-104 E BR-101
Movimentos do campo bloqueiam BRs em Alagoas e cobram cumprimento de acordo por terras