» Sociedade
Em Alagoas, Técnico de Enfermagem é a 2ª profissão com mais acidentes de trabalho
Foram registrados 3.395 acidentes de trabalho no estado em 2022, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior
Em 2022, o técnico de enfermagem foi a segunda profissão que mais registrou acidentes de trabalho em Alagoas, de acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ficando atrás apenas do trabalhador da cana-de-açúcar. Foram registrados 3.395 acidentes de trabalho no estado, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Além disso, estima-se que 672 acidentes tenham sido subnotificados. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) destaca a importância da preservação do profissional de enfermagem e acredita que os acidentes envolvendo a profissão podem ser causados por causa do subdimensionamento nos serviços de saúde. O subdimensionamento é quando há uma falta de profissionais para atender a demanda do serviço de saúde, o que pode levar a uma sobrecarga de trabalho e, consequentemente, aumentar os riscos de acidentes e adoecimentos.
O presidente do Coren-AL, Renné Costa, explica que lutar pelo dimensionamento adequado é uma bandeira constante do sistema Cofen/Corens. O Conselho oferece constantemente cursos e capacitações para minimizar riscos. Renné Costa reforça que as instituições de saúde podem solicitar apoio ao Coren-AL para oferecer treinamento às suas equipes, disponibilizando o auditório e um profissional capacitado e especializado no assunto solicitado.
Diante desses números alarmantes, é fundamental adotar medidas para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho e reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma dessas medidas é o cumprimento da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas, que agora também deve combater o assédio no trabalho, conforme a Lei 14.457/22.
Abril Verde
O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ele foi criado em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é celebrado em 28 de abril. O objetivo final do Abril Verde é reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para todos os trabalhadores.
» MAIS LIDAS
-
1
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
2
ARTESANATO
Fusca Fuxico: Da Pindoba para o mundo
-
3
Blog do Ricardo Gomes
Descartado por JHC, Galba Neto vira carta fora do baralho em Maceió
-
4
BLOG DO RICARDO GOMES
Autoritarismo e demissão de Tia Lú marcam gestão Nenzinha na Câmara de União dos Palmares
-
5
“QUEBRA DE CONFIANÇA”
Grávida, Iza faz pronunciamento após ser traída por Yuri Lima