» Sociedade
Combate ao abuso e à exploração sexual: Alunos participam de ação em Rio Largo
1ª Vara da Infância e Juventude, 2ª Vara da Família e 3ª Vara Criminal de Rio Largo promoveram o evento nesta quarta (17)
Estudantes da Escola Municipal Evanda Carneiro participaram de uma ação alusiva ao Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, promovida pela 1ª Vara da Infância e Juventude, 2ª Vara da Família e 3ª Vara Criminal de Rio Largo, nesta quarta (17/5).
O juiz Guilherme Bubolz, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Largo, explicou que no ano de 2022 ocorreram cerca de 500 denúncias através do Disque 100, em todo o estado, o que corresponde a apenas 10% dos casos que acontecem.
???Por isso buscamos trazer esse problema à tona para a sociedade. Pelo tempo que os agentes escolares passam com as crianças e adolescentes, é possível fazer uma observação na mudança de comportamento e identificar abusos???, afirmou o magistrado.
O titular da 1ª Vara também destacou a importância do evento para que as crianças e os adolescentes se tornem adultos saudáveis. ???Evita futuros adultos problemáticos com desvio comportamental. Contribui também para a diminuição da criminalidade e com a melhora nas relações sociais e no desenvolvimento do próprio país???, disse o juiz Guilherme Bubolz.
A professora Anielly Idelfonso apontou o papel da comunidade escolar em projetos que promovam a conscientização do tema, para que os alunos fiquem cientes do que é abuso e os diversos canais de denúncia, como o Disque 100.
???O papel da escola é importante e fundamental para os alunos, trabalhando com ações, palestras e distribuição de cartazes e dinâmicas escolares durante todo o ano. ?? importante os alunos estarem cientes do papel de cada um e como se comportar diante de um acontecimento tão lamentável???, explicou a professora.
As juízas Maria Gurgel e Eliana Acioly, da 2ª Vara da Família e da 3ª Vara Criminal de Rio Largo respectivamente, também participaram do evento. O evento contou ainda com a participação do Conselho Tutelar e gestores de diversas escolas do município.
» MAIS LIDAS
-
1
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
2
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
BR-104 E BR-101
Movimentos do campo bloqueiam BRs em Alagoas e cobram cumprimento de acordo por terras
-
5
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)