» Sociedade
Chuvas afetam qualidade de água em Ibateguara e Messias
Precipitações estão carregando grande volume de material sólido para a estação de captação
As fortes chuvas dos últimos dias afetaram a qualidade da água bruta do manancial do Sistema de Abastecimento Severo, nesta quinta-feira (1º/6), impossibilitando a captação e o posterior tratamento do líquido. Esse complexo, que é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), é responsável por atender, junto ao Sistema de Abastecimento Sumidouro, ao município de Ibateguara.
Ocorre que as precipitações estão carregando grande volume de material sólido para a estação de captação do Severo e, desse modo, aspectos da água bruta, aquela que é captada como é encontrada na natureza, foram alterados. A mudança severa dessas características, por sua vez, impede o tratamento eficaz do líquido pelo sistema, que precisou ter suas atividades temporariamente suspensas.
Colaboradores da Casal seguem avaliando a situação do manancial no intento de retomar a captação e o tratamento do líquido assim que possível. Até que o serviço seja normalizado, é possível que bairros e localidades de Ibateguara apresentem deficiência no abastecimento. A cidade segue recebendo água tratada proveniente do sistema Sumidouro, que opera dentro da normalidade.
Quando o Severo for reativado, a Companhia voltará a produzir água de qualidade e a repassá-la para a empresa Verde Alagoas, responsável por sua distribuição no município.
Messias
A produção de água tratada para Messias ficou suspensa das 22h de quarta-feira (31) até as 8h50 minutos desta quinta-feira (1). ?? que, nesse entretempo, a qualidade da água bruta captada pelo Sistema de Abastecimento Osório sofreu forte impacto ocasionado pelas fortes chuvas que vêm caindo sobre a região.
Com a melhoria das condições do manancial, na manhã de hoje, a Casal restabeleceu as atividades do sistema e já repassa água tratada para a BRK efetuar sua distribuição.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet