» Sociedade

Kits de robótica superfaturados continuam nas caixas em União dos Palmares

O valor destinado a União dos Palmares foi o mais alto entre os municípios alagoanos contemplados com o programa no ano passado

Comprados há um ano e três meses, os kits de robótica adquiridos por meio de contrato investigado por suspeita de corrupção, continuam em caixas nas escolas municipais de União do Palmares, no interior de Alagoas. A informação é do Jornal Folha de S. Paulo.

O município recebeu R$ 7,48 milhões do Governo Federal, na gestão Jair Bolsonaro (PL), através de emendas parlamentares de relator, para adquirir os equipamentos por meio do programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ao todo, foram recebidos 460 kits que seguem em caixas nas escolas João Costa de Oliveira (que atende 1,2 mil alunos de ensino fundamental e EJA), Jairo Correia Viana (que atende 1.115 estudantes) e Maria Mariá de Castro Sarmento, na Santa Fé (com 400 alunos).

O valor destinado a União dos Palmares foi o mais alto entre os municípios alagoanos contemplados com o programa no ano passado.

A Megalic, empresa de Maceió fornecedora dos kits, pertence ao pai de um vereador do grupo político de Lira, e vendeu ao governo os equipamentos por um valor 420% mais alto do que declarou ter pago por eles. Um assessor direto de Lira foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF no caso.

A compra dos kits de robótica para a Prefeitura de União dos Palmares foi realizada em março do ano passado. O prefeito da cidade, Areski Freitas Junior, o Kil (MDB), é aliado do presidente da Câmara ???líder do centrão e um dos idealizadores das emendas de relator, instrumento considerado inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal).