» Sociedade

Faltas de energia e chuvas afetam abastecimento de Murici, Messias e Satuba

Chuvas levam sedimentos e prejudicam qualidade da água bruta no manancial; Casal monitora situação

A cidade de Murici está com o Sistema de Abastecimento de Água Cansanção paralisado, nesta quarta-feira (21/6), em razão de faltas de energia na rede operada pela Equatorial. A interrupção do fornecimento de energia causou a paralisação das captações Bigodeira e Gravatá.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já registrou as ocorrências na Equatorial e aguarda a normalização da energia para que, em seguida, retome o processo de captação e tratamento de água. Em seguida, a água tratada será repassada para a BRK distribuir aos moradores. Enquanto isso, a cidade segue sendo abastecida pelo Sistema Cachoeira, que opera normalmente.

A Equatorial, por meio de sua Assessoria de Imprensa, enviou uma nota sobre as faltas de energia. Confira abaixo:

Nota de esclarecimento

???Sobre as interrupções no fornecimento de energia que estão afetando as captações Gravatá e Bigodeira, a Equatorial Alagoas informa que tomou conhecimento dos registros feitos pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e equipes técnicas já foram acionadas para atenderem os chamados e executarem os reparos necessários, que forem de competência da Distribuidora, para normalizar a energia o mais breve possível???.

Messias

Em Messias, o Sistema Osório foi paralisado por volta das 6h da manhã de hoje (21) em virtude das chuvas, que levaram muitos sedimentos e prejudicaram a qualidade da água bruta no manancial. Assim, por uma questão de segurança, visto que a água com alta turbidez não pode ser tratada, o sistema foi momentaneamente paralisado.

A Casal segue monitorando o sistema para que, tão logo seja possível retomar a captação com segurança, o processo volte a ocorrer. Assim como em Murici, a água, depois de tratada, será repassada para a BRK fazer a distribuição. A cidade de Messias segue sendo abastecida pelo Sistema Souza, que opera normalmente hoje.

Satuba

Em Satuba, a captação de água bruta foi paralisada no começo da manhã de hoje em razão de problema eletromecânico. Equipes técnicas da Casal já estão no local efetuando a manutenção do equipamento. Tão logo o serviço seja concluído, o abastecimento será retomado gradativamente, após a Companhia repassar a água para a BRK.