» Política

Prefeitura de Maceió vai anular licença para depósito de ácido no Porto de Jaraguá

A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do município

A Prefeitura de Maceió vai anular o documento que autoriza a instalação do depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió, no bairro do Jaraguá. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom) do município, nesta quinta-feira (22/6).

Datado no dia 2 de setembro de 2022, o documento foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Pedro Vieira da Silva e, segundo a assessoria, será anulado, pois a Timac Agro Indústria já havia conseguido a autorização do governo federal para o projeto, desde 2020.

O assunto tem gerado polêmica e muita discussão, além de ser uma preocupação entre ambientalistas devido aos prejuízos irreparáveis a biodiversidade marinha e da própria segurança da população da capital.

Na última segunda (19), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) esclareceu que a autorização para a empresa e o eventual depósito estaria relacionada à Certidão de Uso de Ocupação do Solo emitida pela Prefeitura, e não à licença ambiental concedida pelo órgão.

A Timac, contudo, informou que a área em questão foi objeto de licitação pelo poder público, que entendeu ser o terminal próprio para a movimentação do produto e estratégico para o Estado. E que a região permitiria uma maior verticalização da cadeia de fertilizantes.