» Sociedade
Secretaria do Meio Ambiente permanece em monitoramento sobre o clima em Alagoas
População pode acompanhar a emissão de avisos e alertas meteorológicos e hidrológicos pelo site da Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desempenha um papel fundamental na previsão e monitoramento climáticos de Alagoas, incluindo seus rios, com o objetivo de garantir a segurança da população. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) é responsável pela avaliação das condições meteorológicas e emite avisos e alertas para o Estado.
"A quadra chuvosa é um período de máxima atenção para o Governo de Alagoas, e a Semarh não mede esforços para atender as demandas que o período traz. Em constante observação das situações climáticas, busca-se sempre prevenir a sociedade e autoridades sobre possíveis impactos que eventos climáticos podem causar", afirma o secretário da Semarh, Gino César.
Neste ano, além da criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, está sendo instalada uma nova rede de monitoramento climático e hidrológico, tornando Alagoas o primeiro estado do Brasil a ter todos os seus municípios monitorados. Com o aperfeiçoamento dos equipamentos, é possível captar e transmitir imediatamente às autoridades e à população informações sobre a possibilidade de aumento de chuvas e suas consequências, como a elevação do nível dos rios.
"O monitoramento é feito 24 horas por dia, todos os dias da semana. Quando há previsão de aumento de chuvas, já emitimos um estado de atenção ao Gabinete Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual e dos municípios localizados nas regiões que podem ser afetadas, tanto para a tomada de providências quanto para chamar a atenção sobre a possibilidade de estragos. Posteriormente, se as próximas checagens continuarem a prever aumento de chuvas, são emitidos avisos e alertas", detalha o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho.
Na última semana, fortes chuvas atingiram o Estado, levando o governador Paulo Dantas a sancionar o decreto de situação de emergência em 32 municípios. Os avisos e alertas são divulgados ao público por meio do site da Semarh (http://www.semarh.al.gov.br), onde são fornecidas atualizações sobre a situação meteorológica e hidrológica de Alagoas. A divulgação, desde o estado de atenção, auxilia na tomada prévia de providências.
A partir do estado de atenção, a equipe da Semarh realiza plantões de monitoramento, emitindo alertas e comunicados, repassando informações às autoridades e também ao público sobre o nível dos rios e a situação das chuvas. Durante o último fim de semana, foram emitidos oito alertas, inclusive durante a madrugada.
Para obter informações sobre o nível dos rios, é possível acessar o link http://semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico. Já para a previsão do tempo e a situação meteorológica, é disponibilizado o link http://semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.
?? importante ressaltar que as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros relacionadas aos avisos e alertas emitidos pela Semarh devem ser seguidas imediatamente pela população.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
3
ARTESANATO
Fusca Fuxico: Da Pindoba para o mundo
-
4
Em Novo Lino
Lideranças políticas levantam suspeitas sobre pesquisa IBRAPE em Novo Lino
-
5
Blog do Ricardo Gomes
Descartado por JHC, Galba Neto vira carta fora do baralho em Maceió