» Polícia
Times alagoanos na mira: PF desarticula esquema de manipulação de partidas de futebol
Mandados de busca e apreensão são cumpridos em dez estados e no Distrito Federal.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (9/8), a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada, que tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa dedicada à manipulação de resultados em partidas de futebol. Dois times alagoanos estão no foco das investigações.
Mais de 50 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aracaju/SE, Araguaina/TO, Assu/RN, Belo Horizonte/BH, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE, Igarassu/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Sumaré/SP.
Os times alagoanos que estão sendo investigados são o Miguelense FC (sub-20) e o Guarany (sub-20). As partidas em questão ocorreram em 03 de setembro de 2022. As investigações buscam esclarecer possíveis irregularidades que possam ter ocorrido durante esses jogos.
A operação, cuja primeira fase foi deflagrada em outubro de 2022, tinha por objetivo investigar fraudes no futebol sergipano. Entretanto, a análise do material apreendido acabou revelando um esquema muito maior, de âmbito nacional.
Foram identificados diálogos nos quais empresários, apostadores e dirigentes combinavam manipulação de resultados de partidas de futebol com objetivo de obter ganhos ilícitos em sites de apostas. Estima-se que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 11 milhões.
Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos campeonatos brasileiros das séries D e C.
Os investigados responderão por crimes previstos na lei geral do esporte e organização criminosa.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
TRAGÉDIA
Veja quem são as vítimas do acidente que deixou 18 mortos em União dos Palmares
-
3
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
4
Tragédia
17 pessoas morrem em grave acidente com ônibus na Serra da Barriga
-
5
Em Novo Lino
Lideranças políticas levantam suspeitas sobre pesquisa IBRAPE em Novo Lino