» Sociedade
São Paulo registra primeiro caso de raiva canina após 40 anos
A notificação veio à tona no dia 1º de setembro, quando o Instituto Pasteur identificou a infecção em um cão residente no bairro Butantã.
São Paulo registrou um caso de raiva canina após um período de quatro décadas sem ocorrências desse tipo. A notificação foi confirmada no dia 1º de setembro, quando o Instituto Pasteur identificou a infecção em um cão residente no bairro Butantã.
O caso está atualmente sob investigação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Para conter a propagação da doença, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou uma campanha de vacinação de animais de estimação de casa em casa na área afetada, por tempo indeterminado.
?? importante destacar que a cidade de São Paulo não registrava casos de raiva em cães, da variante canina, desde 1983. Quanto à variante transmitida pelo morcego, que é mais comum, o último caso ocorreu em 2011.
A vacinação de cães e gatos é disponibilizada em 18 postos fixos distribuídos pela cidade, além de postos volantes que circulam pelo município. A vacina antirrábica é recomendada para animais a partir dos três meses de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é crucial procurar atendimento médico imediatamente para avaliação e monitoramento adequados. A rápida resposta em situações de exposição à raiva é fundamental para evitar complicações.
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Suspeito de tentativa de homicídio é preso com drogas e simulacro de arma no Clima Bom
-
2
ELE NEGA IRREGULARIDADES
Vereador Siderlane é citado pela PF em operação e alega "perseguição"
-
3
DESTINAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)
-
4
6 a 0
STF forma maioria e mantém prisão de Fernando Collor por condenação na Lava Jato
-
5
DE MADRUGADA
Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF