» Política

Condenado por desvios na merenda escolar, Marlan se afasta da Prefeitura de Limoeiro

Vice-prefeito Felipe Boró assume temporariamente a prefeitura por 15 dias.

O vice-prefeito Felipe Boró assumiu temporariamente, na última sexta-feira (15/9), a gestão da Prefeitura de Limoeiro de Anadia. Ele ocupará o cargo pelos próximos 15 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Marlan Ferreira, por meio das redes sociais.

"Tenho profundo amor por Limoeiro e responsabilidade com nossa gestão, e é por isso que estou agindo de forma responsável ao passar temporariamente o cargo ao meu vice-prefeito, que assumirá como prefeito durante minha ausência", escreveu o prefeito em comunicado.

Marlan explicou que o afastamento é necessário "para garantir a continuidade dos serviços e o progresso de nosso município, e espero retornar em breve, com mais energia e disposição para seguir trabalhando ao lado de todos vocês".

Essa decisão ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitar o recurso apresentado por Marlan em relação à condenação por desvios de verbas da merenda escolar durante sua gestão nos anos de 2009 e 2010. A condenação inclui multa e a obrigação de ressarcimento aos cofres públicos.

As investigações conduzidas pela Controladoria-geral da União (CGU) incluíram a analise de notas fiscais apresentadas como comprovantes de despesas e dos documentos de recebimentos emitidos pelas escolas.

Esse cruzamento de informações revelou que parte dos alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não foi entregue à Prefeitura de Limoeiro de Anadia, resultando em danos ao erário nos valores de R$ 143.023,75 em 2009 e R$ 73.777,23 em 2010.