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Verde Alagoas completa um ano de operação sob muitas críticas

Até 2026, o planejamento é aplicar mais R$ 400 milhões para cumprir a universalização da água nos 27 municípios atendidos.

A Verde Alagoas completou um ano de operação no dia 1º de outubro. Apesar dos investimentos na recuperação e modernização de uma rede de infraestrutura fragilizada, a concessionária enfrenta críticas desde o início devido aos serviços prestados à população, sendo a falta de água uma das principais.

Para minimizar esses problemas, a Verde afirma que fará o investimento de R$ 43 milhões em melhorias dos processos de tratamento da água, implantação de novas redes de distribuição, aquisição de equipamentos e reformas das plantas operacionais. Até 2026, o planejamento é aplicar mais R$ 400 milhões para cumprir a universalização da água nos 27 municípios atendidos.

Como no abastecimento de água, em diversos casos, a empresa alega que a rede existente não era suficiente para atender os moradores dos municípios. Neste ano, o investimento da Verde Alagoas para fornecimento de água somou R$ 38 milhões. Já para estruturação do esgotamento sanitário, o valor foi cerca de R$ 4 milhões.

Após assumir a operação, a empresa ampliou a rede de distribuição de água em 133 estádios de futebol, em questão de distância. Com isso, moradores de 10 (dez) municípios foram beneficiados com a infraestrutura e disponibilidade de água encanada direto na torneira neste primeiro ciclo de operação, como: Campestre, Capela, Chã Preta, Ibateguara, Japaratinga, Joaquim Gomes, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto Calvo e União dos Palmares.

Em cumprimento ao Marco Legal do Saneamento Básico, a Verde Alagoas tem meta de garantir a universalização dos serviços em dois períodos distintos: que o abastecimento de água seja levado para toda a população da região atendida no prazo de 5 (cinco) anos, já a rede de esgoto chegue a 90% dos moradores no período de 11 (onze) anos.

Obras importantes

Seis municípios alagoanos foram beneficiados com a ativação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). De acordo com o estudo, 13 (treze) plantas foram identificadas de forma inoperante, sendo possível a ativação de 7 (sete) estações, com intervenções técnicas pela empresa. Uma ETE é fundamental para que os efluentes retornem para a natureza despoluídos, preservando os corpos hídricos.

Em Chã Preta e Branquinha, a empresa investiu R$ 1,2 milhão nas melhorias operacionais nas Estações de Tratamento de Água (ETA), com a ampliação da capacidade de produção de água tratada, aquisição de painéis e bombas para captação, além do gerador de cloro, colaborando com a segurança operacional e o desenvolvimento sustentável. O investimento da concessionária nos municípios beneficiou mais de 15 mil moradores das regiões.

Em Capela, o operacional acelerou a força tarefa para implantar uma nova rede de distribuição de água no Centro. Cinco ruas da região foram beneficiadas com a implantação. A empresa investiu cerca de R$ 150.000 em mil metros de rede. Para ser beneficiado com a implantação, a empresa orienta sobre a importância de conectar a residência com a rede de água.

A Verde também implantou uma adutora de água tratada, em Porto Calvo, para desviar o antigo equipamento localizado no leito do rio Manguaba, o que garantiu maior disponibilidade de abastecimento de água aos mais de 28 mil moradores. Nesta obra de modernização, que teve duração de dois meses, a empresa investiu R$ 300 mil.

Investimentos

A nova frota de caminhões da concessionária Verde Alagoas oferece mais agilidade nas atividades de sucção, desobstrução de rede coletora de esgoto e manutenção nas elevatórias e estações de tratamento de esgoto (ETEs). Três equipamentos (hidrojato, incluindo vácuo e roots) foram adquiridos para beneficiar mais de 77 mil habitantes, em 16 municípios, e já estão sendo utilizados nas regiões atendidas.

O trabalho de limpeza preventiva nas redes de esgoto é feito semanalmente nas localidades atendidas pela Verde Alagoas. Em um ano de operação, já foram retiradas mais de 60 toneladas de resíduos, nas duas regiões de atendimento, Zona da Mata e Litoral Norte.

Benefício da tarifa social

A empresa também possui uma tarifa social para auxiliar famílias de baixa renda, com dificuldade financeira, com descontos nas faturas mensais. Ao total, a Verde Alagoas conta com mais de 4 mil beneficiários dentro do benefício, com destaque para União dos Palmares com 831 famílias, Ibateguara com 423 e Capela com 337 famílias.

Para solicitar o benefício é preciso procurar uma loja de atendimento da Verde, no seu município, e verificar os critérios específicos para o cadastro. A tarifa social também pode ser solicitada via Whatsapp, no número 0800 941 0195.

Junto da comunidade

Dentro dos municípios, a empresa desenvolve uma série de programas de conscientização e mobilização nas questões de preservação e conservação dos recursos naturais, como a importância do uso consciente da água e o uso adequado do esgotamento sanitário. 

Mais de 350 crianças foram capacitadas pelo programa Nascente do Amanhã, com média de 25 alunos por sessão. A ação é feita na sala de aula com palestras para alunos de 8 a 10 anos, conta também com um tabuleiro interativo, em formato de jogo, transformando as crianças participantes em desbravadores do saneamento. Toda a classe ganha um gibi confeccionado com a linguagem da literatura de cordel, produzido em parceria com a Associação de Cordelistas de Alagoas.

Já o Lideração é o contato direto e permanente com lideranças comunitárias. 8 (oito) comunidades foram alcançadas pelo programa, com média de 150 participantes, em União dos Palmares, Branquinha, Tanque D'Arca e Capela, Anadia, Passo de Camaragibe e Paulo Jacinto.

Comodidade para o cliente

A Verde Alagoas oferece mais agilidade com várias opções para pagamento da fatura mensal de água e esgoto, com modalidades que podem ser feitas de qualquer lugar, nos sete dias da semana. A conta da concessionária possui um código QR Code para pagamento instantâneo por meio do PIX, de forma rápida e segura, como também o código de barras convencional. 

A Verde também está disponível pela central de atendimento, que também é WhatsApp, pelo número 0800 941 0195. Nosso horário de atendimento é das 7h às 21h. O cliente também pode resolver pendências pela loja física, que está localizada em todos os municípios de atendimento. Confira no site da verdealagoas.com.br.

A concessionária também está na palma da mão pelo aplicativo Sansys Agência Virtual. Faça o seu cadastro, confirme o recebimento do código de confirmação e tenha acesso as facilidades, como acesso a segunda via da fatura e acompanhar o consumo da sua residência. ?? preciso ter o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel para ter acesso.

O que é a Verde Alagoas?

Empresa formada pela parceria entre CYMI BRASIL e Aviva Ambiental, a Verde Alagoas venceu o leilão para prestação dos serviços de água e esgoto no Bloco C, formado por 27 municípios do Litoral Norte e da Zona da Mata. A concessionária iniciou a operação nas localidades, em outubro do ano passado, e irá investir R$ 1 bilhão, durante os próximos 35 anos, beneficiando mais de 400 mil alagoanos.