» Polícia
PC de AL alerta sobre golpe do Enem dos concursos públicos
O delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, deu detalhes sobre como o crime é cometido.
A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), alerta os alagoanos sobre um novo golpe que está ocorrendo em todo o Brasil. O delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, informou que o golpe envolve a questão de inscrições para concursos públicos.
Segundo ele, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou que estão acontecendo tentativas de golpes aos interessados no Concurso Nacional Unificado, o chamado "Enem dos concursos públicos", previsto para 2024.
Em comunicado, o ministério afirmou que "alguns cidadãos receberam eletronicamente um link para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado." Esse link levava a uma página de cadastro que concluía com o pagamento de um PIX no valor de R$ 107,82.
O delegado disse que os golpistas garantem que após o pagamento do PIX a pessoa estaria inscrita para todos os concursos que vieram ser realizados pelo Governo Federal
???Isso não existe. Assim, quem quer se candidatar em concurso público, em todo o Brasil, ainda deve seguir o caminho normal que é acessar o site de uma banca organizadora responsável pela realização do concurso e preencher o cadastro???, afirmou o delegado.
O Ministério informou ainda que o edital do "Enem dos concursos públicos" está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro. Por isso, ainda não existe nenhum valor a ser pago.
O órgão ainda completou: "Todas as pessoas que receberam este tipo de mensagem podem informar o Ministério da Gestão pelo e-mail [email protected]".
O delegado disse que os golpistas garantem que após o pagamento do PIX a pessoa estaria inscrita para todos os concursos que vieram ser realizados pelo Governo Federal.
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
BR-104 E BR-101
Movimentos do campo bloqueiam BRs em Alagoas e cobram cumprimento de acordo por terras