» Sociedade
Verde Alagoas é multada em R$ 500 mil por lançamento irregular de esgoto em Maragogi
Além do lançamento irregular de esgoto, também foi constatado que a estação de tratamento da empresa estava desligada.
Nesta terça-feira (7/11), a empresa Verde Alagoas recebeu uma multa de R$ 500 mil por lançar irregularmente esgoto sem tratamento direto na praia de Maragogi. A autuação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).
O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, inspecionou o local pessoalmente para entender a gravidade do problema. "Identificamos que existe um Bypass onde o esgoto da Verde Alagoas está sendo lançado na galeria de água pluvial. Diante disso, tomamos a medida de autuação para que a empresa resolva o problema imediatamente", explicou ele.
Além do lançamento irregular de esgoto, também foi constatado que a estação de tratamento da empresa estava desligada. "Problemas como esses não podem mais ser tolerados, especialmente em um município com o grande potencial turístico de Maragogi", destacou Gabriel.
Em resposta, a Verde Alagoas emitiu uma nota na qual informou que o episódio registrado nesta terça está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, previamente identificadas em um mapeamento realizado pela empresa nas casas próximas à região.
Confira a nota da Verde Alagoas na íntegra:
"A concessionária Verde Alagoas esclarece que o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região. Diante do crescimento desordenado e do uso irregular, ligações clandestinas podem descartar esgotos não tratados nas galerias pluviais, que em dias de fortes chuvas, fazem com que estes resíduos sejam direcionados ao mar.
De acordo com a legislação, os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções. A Verde Alagoas reforça que o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação. A empresa também atua diariamente para que a infraestrutura de saneamento, nos municípios atendidos, esteja em conformidade com os padrões de qualidade e sustentabilidade."
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas
-
4
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos
-
5
EM ARAPIRACA
Polícia Civil prende trio por tentativa de homicídio após briga de vizinhos virar agressão brutal