» Política
Proposta de Alexandre Ayres visa prevenir amputações em pacientes diabéticos de Alagoas
O projeto prevê que o Governo do Estado promova ações para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético, bem como buscar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Os pacientes com diabetes em Alagoas ganharão um importante aliado no tratamento da doença, em especial ao cuidado com os membros inferiores, que podem apresentar complicações que levem à amputação. Foi aprovado, na sessão ordinária desta quinta-feira (9/11), o Projeto de Lei 365/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que institui a Política Pública Estadual de Prevenção ao pé diabético em todo o estado.
A política a que se trata a proposta será implementada por meio de ações integradas nas diferentes esferas de governo em articulação com instituições públicas e privadas, sempre de acordo com o que estabelecem as diretrizes do IWGDF (The International Working Group on the Diabetic Foot), sobre prevenção e tratamento do pé diabético, a fim de estabelecer a orientação sobre a importância do tema.
O projeto prevê que o Governo do Estado promova ações para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético, bem como buscar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Além disso, seguirá diretrizes, como a garantia ao acesso universal, integral e equitativo à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético, com base em evidências científicas e melhores práticas clínicas, a promoção de ações de educação em saúde e de prevenção do pé diabético e da detecção do pé diabético, por meio de exames preventivos regulares.
Ayres destacou que o projeto visa ampliar a qualidade e preservar a vida das pessoas com diabetes mellitus, reforçando, ainda, a extrema relevância da medida proposta, que a criação da política pública garantirá orientações de medidas preventivas e autocuidado do portador.
"Essa rede de prevenção e tratamento do pé diabético em Alagoas tem o objetivo de aumentar os índices de cura da doença, garantindo diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade nos centros especializados, por meio de um modelo de assistência integral em rede", explicou o parlamentar.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
TRAGÉDIA
Veja quem são as vítimas do acidente que deixou 18 mortos em União dos Palmares
-
3
Tragédia
17 pessoas morrem em grave acidente com ônibus na Serra da Barriga
-
4
Nesta segunda
Educação confirma suspensão de aulas da rede estadual em União dos Palmares
-
5
HOMICÍDIO
Homem é morto a tiros enquanto dormia em casa na cidade de Branquinha