» Sociedade

Semana da Primeira Infância Quilombola começa nesta segunda (13), em União dos Palmares

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça ocorre de 13 a 18 de novembro; TJAL participa como um dos signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

De 13 a 18 de novembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a Semana da Primeira Infância Quilombola, em União dos Palmares. A ação será realizada em parceria com os signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância, dentre eles o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) com seu Comitê Gestor.

Durante a semana, as crianças de 0 a 6 anos e suas famílias participam de diversas atividades na comunidade quilombola Muquém, que buscam favorecer o respeito à diversidade étnico-racial. A iniciativa une as instituições e atores do Pacto Nacional, através de palestras, mesas redondas, oficinas, serviços de saúde, educação e assistência social.

Dentro da programação, o TJAL promove a Justiça Itinerante na terça (14), na Escola Pedro Pereira da comunidade Muquém, das 8h30 às 15h30, com oferta de serviços cíveis e assistência jurídica, acesso à documentação, entre outros.

Também no dia 14, o juiz Kleber Borba, titular da 1ª Vara da Comarca de União dos Palmares, palestra sobre os direitos da criança na Primeira Infância e suas famílias, às 9h. A juíza Soraya Maranhão, gestora do Comitê Estadual da Primeira Infância, coordena uma roda de conversa sobre violência doméstica, às 9h30; e oficina para prevenção e enfrentamento à violência, às 11h. As atividades ocorrem no Espaço Cultural da comunidade Muquém.

Na sexta (17), a Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL coordena uma roda de conversa sobre intolerância religiosa, às 9h, no Espaço Cultural da comunidade Muquém, com a presença dos desembargadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL; e Tutmés Airan, coordenador de Direitos Humanos do Judiciário.