» Política

Secretário executivo da Sedics destaca importância da Embrapa para o cooperativismo em Alagoas

A unidade funcionará no povoado Saúde, em Ipioca, no litoral Norte de Maceió.

Nesta segunda-feira (13/11), ocorreu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção da sede do centro de pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas, que será distrito de Saúde, em Ipioca, Maceió.

O secretário executivo do Cooperativismo e Economia Solidária (Sedics), Adalberon Sá Júnior, enfatizou a relevância do dia para o cooperativismo, destacando o papel fundamental das cooperativas na melhoria das condições de produção e comercialização, especialmente na agricultura familiar.

"As cooperativas, o cooperativismo, vivem em serviço e a serviço de melhorar as condições de produção e comercialização da agricultura familiar principalmente. No estado de Alagoas, as cooperativas de agricultura correspondem a mais de um terço das cooperativas totais do estado, e por isso a importância de um ato como esse hoje é muito grande para o cooperativismo", destacou Sá Júnior.

Ao mencionar a existência de diferentes tipos de cooperativas, tais como as de técnicos, pesquisadores e, principalmente, as de produtores da agricultura familiar, o secretário destaca que essas entidades, que colaboram entre si, têm motivos para comemorar essa ocasião.

"Quanto mais pesquisa, melhorando a produção, maior será a capacidade de produção da nossa agricultura, o que, por conseguinte, melhora as condições para que o nosso cooperativismo tenha cada vez mais produtos de qualidade e em quantidade para ofertar ao público consumidor, não só do estado de Alagoas, mas também de fora", acrescentou ele.

A solenidade contou com a presença no ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do governador do Estado, Paulo Dantas; da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso Silva; além de parlamentares da bancada federal alagoana, dirigentes acadêmicos, institucionais e do setor privado, e autoridades políticas locais.