» Política

Teca Nelma silencia vereadores com discurso forte sobre violência contra mulheres

Vereadora ressaltou a frequência de denúncias seguidas por recuos, após pressões externas, seja familiares ou políticas.

Nesta quarta-feira (22/11), durante a sessão ordinária, a vereadora Teca Nelma falou do caso da suposta agressão do Dr. JHC contra sua noiva. O tema ganhou destaque após diversos parlamentares abordarem a questão, mas foi o discurso contundente de Teca que fez com que os demais colegas permanecessem em silêncio.

A vereadora destacou que a violência contra a mulher vai além de agressões físicas diretas, abordando questões como a destruição de propriedade e a exposição a ambientes intimidadores. Ela ressaltou a frequência de denúncias seguidas por recuos, após pressões externas, seja familiares ou políticas.

"[...] O que eu quero deixar bem claro aqui pra todos os vereadores, pra todos os vereadores homens que estão aqui falando sobre violência contra a mulher é que quebrar uma porta, espancar aparede, quebrar vidros ao redor da sua mulher e não bater teoricamente nela é violência contra a mulher. Você usar toda a sua fúria, por exemplo, pra socar uma parede ao lado enquanto ela está pressionada contra a parede é violência contra a mulher. [...] E o mais comum, como as porcentagens mostram, é a gente fazer uma denúncia, ir para a delegacia, pedir medidas e, depois de pressão externa familiar, política, social, econômica, voltar atrás. [...] Dizer que não houve violência quando existem gravações de serem jogadas no chão, de quebrar portas, isso aí eu não posso admitir. Enquanto mulher e defensora das mulheres, eu não posso aqui ser conivente com a situação de dizer que é briga de marido e mulher. Ninguém mete a colher. A gente não deve falar sobre algo privado; estamos politizando o privado. O privado deve ser politizado quando há violência contra a mulher", disse Teca.

O vereador Rodolfo corroborou com a fala da parlamentar, destacando que o vazamento do áudio da vítima também configura uma violência contra a mulher, devido à exposição da vítima. Ele ressaltou a importância de investigar o ocorrido e afastar os responsáveis do serviço público.

"Se vazou dessa dentista que é namorada do irmão do prefeito, imagina de outras tantas mulheres e quando alguma mulher for denunciar algum agente do governo ou do comando da polícia. ?? muito triste que isso tenha acontecido, esse vazamento precisa ser investigado e os responsáveis precisam ser afastados do serviço público porque é uma exposição também da mulher", disse Rodolfo.