» Política

PL de Antônio Albuquerque torna Maravilha Capital Alagoana da Paleontologia

O destaque do projeto recai sobre o sítio paleontológico Ovo da Ema, situado no município, considerado um dos mais relevantes do país.

A Assembleia Legislativa (ALE) aprovou, de forma unânime, nesta quinta-feira (23/11), o projeto de lei que confere ao município de Maravilha o título de Capital Alagoana da Paleontologia. A iniciativa é de autoria do deputado Antônio Albuquerque (Republicanos).

O destaque do projeto recai sobre o sítio paleontológico Ovo da Ema, situado no município, considerado um dos mais relevantes do país. No local, foram descobertos fósseis de animais pré-históricos que remontam a mais de 10 mil anos.

Entre os achados no sítio, destacam-se os fósseis de preguiças-gigantes, com quase seis metros de altura, tigres-dentes-de-sabre, toxodontes e mastodontes. A cidade ainda abriga o Museu Paleontológico Otaviano Florentino Ritir, que preserva e expõe esses importantes vestígios do passado.

O texto aprovado ressalta a importância do trabalho do paleontólogo Jorge Luiz Lopes, que, a partir de 1997, dedicou-se ao estudo da região, identificando fragmentos de ossos de animais gigantescos. Ele defendeu sua tese de doutorado sobre a região e, com o apoio da Prefeitura, instalou em Maravilha o museu que exibe seus achados.

O projeto segue agora para sanção governamental.