» Política

Com apoio do prefeito Marcos Silva, Messias investe no empoderamento feminino e artesanato sustentável

Projeto "Mulheres de Fibra" tem objetivo de inspirar e fortalecer mulheres, incentivando-as a serem mais empoderadas, empreendedoras e autônomas.

Em uma iniciativa inspiradora, as artesãs de Messias deram vida ao projeto "Mulheres de Fibra", um curso de artesanato realizado a partir da fibra de bananeira. Este programa tem como principal propósito promover o empoderamento feminino, focando na conscientização dos direitos das mulheres na sociedade.

Iniciado em 2021, durante a gestão do prefeito Marcos Silva, o projeto conta com o suporte da secretária de assistência social, Ana Paula Narciso. A iniciativa já se destaca no estado, recebendo reconhecimento e premiações.

As artesãs participantes aprendem não apenas a criar peças, mas também a comercializá-las de maneira eficiente. As aulas incluem estratégias de vendas, fornecendo um guia passo a passo sobre como valorizar e vender o material produzido, dando o merecido reconhecimento ao trabalho artístico.

O objetivo fundamental do projeto é inspirar e fortalecer mulheres, incentivando-as a serem mais empoderadas, empreendedoras e autônomas.

Como funciona o projeto

O curso é dividido em dois módulos teórico e prático, onde é disponibilizado um módulo sobre relações interpessoais, direito da mulher, saúde da mulher e empreendedorismo. E a parte prática onde as alunas aprendem a confeccionar artesanato a partir da fibra de bananeira. Todo curso além de aulas teóricas, práticas e de campo, é oferecido totalmente grátis.

A fibra de bananeira é utilizada como matéria prima, o pseudocaule é recolhido ainda na plantação, desfolhado e partido em pedaços de onde serão extraídas as cinco camadas de fibra, cada qual utilizada em produtos específicos. As fibras com diferentes texturas são chamadas de filé, contra filé, barriga, renda, costa; todas podem ser trabalhadas separadamente ou em conjunto em trançados ou no tear, o que confere texturas únicas às peças.

Projeto de extensão a partir do Curso Mulheres de Fibra

No ano de 2022, no mês comemoração dedicado as mulheres foi lançado através da Secretaria de Assistência Social, o Concurso Miss Mulher de Fibra Messias 2022, que através do projeto Mulher de Fibra de autoria da Secretaria com o objetivo de eleger a mais bela mulher messience. Elegendo a miss mulher de fibra, e a miss mulher de fibra da melhor idade.

Grupo Mulheres de Fibra

Após a grande repercussão do projeto, sentiu-se a necessidade da continuidade do grupo dessas mulheres, então foram vinculadas a um grupo que se reúnem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Messias, através do serviço convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV). Trazendo para essas mulheres o fortalecimento de vínculos, socialização, abordagem de temas atuais de campanhas preventivas, além de assuntos pertinentes ao empoderamento feminino.

As reuniões acontecem no CRAS, duas vezes mensais, com duração de uma hora, tendo o apoio da coordenadora da Casa do Artesão e instrutora Maria Cristina e de uma facilitadora do SCFV Renata Munique, com o apoio da coordenadora de cursos Larissa Farias e da coordenadora do CRAS Renatta Luanna.