» Política

Fala de Jó Pereira expõe erro da gestão JHC com acordo de quitação da Braskem

Apesar disso, a Prefeitura concedeu plena quitação à Braskem, abrangendo inclusive possíveis danos futuros.

Durante a reunião realizada nesta segunda-feira (11/12) com o governador Paulo Dantas, prefeitos da região Metropolitana, secretários e representantes da Prefeitura de Maceió, uma declaração da Secretária de Educação da capital, Jó Pereira, chamou a atenção.

A ex-deputada afirmou que os prejuízos e danos causados pela Braskem são imensuráveis e não se limitam ao que já ocorreu. Ela ressaltou que poderá ocorrer outros impactos ambientais e sociais decorrentes do crime cometido pela petroquímica.

Essa declaração possui um significado relevante, uma vez que o acordo firmado entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem concede a esta última uma "plena quitação", inclusive para danos que possam surgir no futuro. Isso se torna uma questão crítica, uma vez que ainda não são conhecidos os danos que podem ser causados pelo rompimento da mina 18 no Mutange.

Independentemente do que possa ocorrer, o Município não terá mais a possibilidade de cobrar da petroquímica, devido ao acordo firmado em R$ 1,7 bilhão. Apesar de ser um valor considerável, quando comparado ao lucro de apenas um trimestre da Braskem, que ultrapassou os R$ 900 milhões, é considerado uma "bagatela".