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Veja como prevenir roubos de celulares durante as festas de Réveillon
Cadastro no Alerta Celular auxilia a coibir roubos e furtos, além de facilitar a devolução de aparelhos roubados aos donos.
Os aparelhos celulares são objetos de desejo de muitos criminosos, especialmente nas festas de fim de ano, quando as pessoas costumam sair mais e se distrair com as comemorações. Para evitar roubos e furtos de celulares, a Secretaria de Segurança Pública orienta seguir algumas dicas de segurança, como realizar o cadastro no site Alerta Celular.
O Alerta Celular é um serviço gratuito da SSP que permite aos usuários cadastrarem seus aparelhos telefônicos e informarem em caso de roubo ou furto. O objetivo é criar um banco de dados de celulares dos alagoanos e coibir a ação de assaltantes, dificultando a revenda de smartphones furtados ou roubados e facilitando a devolução dos itens aos proprietários.
Como fazer o cadastro no alerta celular?
Para participar do Alerta Celular, é preciso saber o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) do seu aparelho, que é o número de identificação que todo celular possui na Anatel. Você pode descobrir o IMEI digitando *#06# no teclado de chamadas do seu smartphone. Depois, você deve registrar o aparelho na plataforma https://alertacelular.al.gov.br, fornecendo também o seu CPF, um e-mail válido e um telefone para contato. O cadastro é simples e pode ser concluído em menos de cinco minutos.
Em caso de roubo ou furto, você deve protocolar uma ocorrência informando o número de IMEI do aparelho cadastrado. Assim, o sistema identifica o seu cadastro e fará um alerta como roubado ou furtado. A polícia, durante as abordagens e investigações, poderá consultar o Alerta Celular e identificar o seu aparelho e, consequentemente, devolvê-lo.
Outras dicas que irão ajudar a proteger seu aparelho são:
- Evite usar o celular em locais públicos, especialmente se estiver sozinho ou à noite. Se precisar fazer uma ligação ou enviar uma mensagem, procure um lugar seguro e iluminado, como uma loja ou um posto policial;
- Não deixe o celular à mostra em bolsas, mochilas e bolsos. Guarde-o em um compartimento fechado e de difícil acesso. Se possível, use uma capa protetora que não chame a atenção para o aparelho;
- Ative os recursos de bloqueio e rastreamento do seu celular, como o código PIN, a senha, a impressão digital ou o reconhecimento facial. Assim, se o celular for roubado ou furtado, você poderá impedir o acesso aos seus dados e tentar localizar o aparelho.
A Segurança Pública ainda orienta a população que, ao presenciar ou for vítima de algum crime, ligue para o 190 da Polícia Militar para solicitar ajuda imediata. Ou, se preferir, pode denunciar anonimamente pelo Disque-denúncia, 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. Sua colaboração é muito importante para combater a violência e garantir a segurança de todos.
Delegacia Virtual
Caso necessite registrar um boletim de ocorrência, acesse o site da Polícia Civil (pc.al.gov.br) ou o da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br) e selecione o estado de Alagoas, de onde será encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta.
Ao prosseguir, serão dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. O usuário deverá efetuar o login no sistema gov.br (ou criar um login, caso ainda não possua). Em seguida, deverá preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.
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