» Política
Lula sanciona LDO 2024 com Vetos; veja o que foi rejeitado
Vetos se concentram em disposições relacionadas ao pagamento obrigatório de emendas parlamentares e a uma emenda específica rejeitada anteriormente pela Comissão Mista de Orçamento.
O presidente Lula sancionou com vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. A LDO estabelece parâmetros para a alocação dos recursos previstos no Orçamento da União. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2/1).
Entre os vetos, estão os trechos que estabelecem um cronograma obrigatório para o pagamento de emendas parlamentares. O governo argumenta que a medida não possui respaldo constitucional, interfere na gestão orçamentária e financeira do Poder Executivo, e contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O presidente Lula também vetou uma emenda que já havia sido rejeita pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso. A proposta veda despesas para promover uma série de condutas aleatórias, como a ocupação de propriedades privadas ou ações para desconstruir o conceito de família tradicional.
No entanto, a LDO prevê orçamento para as áreas mencionadas pela emenda. Além disso, o governo apontou que o texto da emenda apresentava uma redação vaga, aumentando os riscos de insegurança jurídica.
Os itens vetados voltarão a ser apreciados pelo Congresso.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados