» Sociedade

AL: Estabelecimento é autuado pela 7ª vez em operação contra furto de energia

Equatorial estima uma perda de 70.000 KWh, energia suficiente para atender mais de 1.400 residências durante um mês.

Em mais uma ação de combate ao furto de energia, realizada nesta semana, cinco hotéis e um estabelecimento comercial foram flagrados praticando furto de energia elétrica no município de Piranhas. Um dos estabelecimentos foi autuado pela sétima vez. 

Nessas unidades, a Equatorial Alagoas estima uma perda de 70.000 KWh, energia suficiente para atender mais de 1.400 residências durante um mês inteiro.

Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, das seis unidades fiscalizadas, quatro são reincidentes, entre elas um hotel que já foi autuado sete vezes por furto de energia. A unidade já havia sido inspecionada e autuada em 2015 e 2022.

Em 2023 foram registradas fraudes nos meses de abril, maio e setembro. Nesta semana, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado a prática do furto novamente. A energia desviada do hotel daria para atender mais de 400 unidades residenciais durante um mês. 

Vale ressaltar que o furto de energia é um crime em que todos pagam a conta, já que perdas de furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.