» Sociedade
Boleto para pagamento do IPVA 2024 está disponível; veja como emitir
Para emitir o documento, é preciso acessar o site da Sefaz-AL e informar o Renavam e a placa do veículo.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que os contribuintes do estado já podem gerar o boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 a partir desta segunda-feira (8/4).
O boleto estará exclusivamente disponível no site da Fazenda (sefaz.al.gov.br), na seção ???Espaço do Contribuinte???. Para emitir, selecione a opção ???IPVA??? e, em seguida, escolha ???Emissão de Boletos???. Logo após, informe o Renavam e a placa do veículo. A Sefaz ressalta que não haverá mais entrega pelos Correios.
O pagamento do imposto pode ser efetuado em cota única ou em até seis parcelas mensais e sucessivas. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100,00.
Cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 29 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 28 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 28 de junho.
Lembrando que o valor do IPVA será concedido com desconto de 5% no pagamento integral efetuado até o dia 31 de janeiro de 2024. Vale enfatizar que o pagamento da renovação do licenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) deve ser no prazo escalonado da cota única.
A tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados ??? base de cálculo ??? e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2024 podem ser vistos na publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de dezembro de 2023.
Confira abaixo o calendário:
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos
-
4
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas
-
5
IBGE
Alagoas registra maior renda média da história, mas ainda está entre os estados mais pobres e desiguais do país