» Sociedade
Veja como obter a nova Carteira de Identidade Nacional em Alagoas
Documento unifica registro geral em todas unidades da federação por meio do CPF.
Encerra-se nesta quinta-feira (11/1), o prazo estabelecido para que os estados iniciem a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). ?? relevante destacar que Alagoas saiu à frente, iniciando o processo de emissão já em março de 2023 e assegurou a emissão de 223.007 documentos até o final do ano.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 23 estados e o Distrito Federal emitem o novo modelo de RG, que unifica registro geral em todas unidades da federação por meio do CPF. Em Alagoas, o serviço está disponível em Maceió e em outros 47 pontos distribuídos no interior do estado.
Onde posso fazer a CIN?
A CIN pode ser solicitada nos institutos de identificação. Ao receber o documento impresso, as pessoas podem acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH.
O agendamento é realizado online no site da Seplag [clique aqui]. As vagas são disponibilizadas de segunda a sexta, sempre às 16h. Quando as vagas se esgotam, o sistema fecha automaticamente, reabrindo no dia seguinte, exceto nos dias que antecedem feriados.
Em Maceió, o documento de identidade pode ser obtido na Casa de Direitos do Jacintinho; Central Já! Maceió Shopping; Central Já! Centro; Central Já! Shopping Farol; Central Já! Pátio Shopping; e Central Já! Parque Shopping.
Para checar os postos de atendimento no interior, clique aqui e veja a lista completa com os respectivos endereços.
Após realizar o agendamento, é suficiente que o requerente compareça à data agendada no posto, obrigatoriamente portando a certidão civil (de nascimento ou casamento), o CPF ou a declaração de regularidade emitida no site da Receita Federal.
A inclusão de outros documentos, como CNH, título de eleitor e carteira de trabalho, é opcional. A lista completa encontra-se disponível no site da Polícia Científica [clique aqui].
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos
-
4
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas
-
5
IBGE
Alagoas registra maior renda média da história, mas ainda está entre os estados mais pobres e desiguais do país