» Sociedade

Alagoas não está na lista dos estados que receberão a vacina da dengue na próxima semana

Um dos motivos para o estado estar fora da lista é uma expressiva diminuição nos casos da doença.

521 municípios divididos entre 16 estados e o Distrito Federal foram selecionados para receber na próxima semana a vacina contra a dengue. O fato de Alagoas não estar na lista chamou atenção, no entanto, a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) fez questão de explicar o motivo de inicialmente o estado não receber as primeiras doses do imunizante.

Conforme uma decisão do Ministério da Saúde, Alagoas não receberá as doses da vacina neste momento, pois o Ministério buscou priorizar estados com alta taxa de transmissão e mais de 100 mil habitantes. Um dos fatores de Alagoas não atender os requisitos foi a redução de quase 90% dos casos confirmados em 2023 com relação aos do ano anterior.

No ano de 2023 foram registrados 4.287 casos de dengue e quatro óbitos, diferente do ano de 2022 em que foram registrados 33.609 casos e 21 mortes. De acordo com dados da Sesau, a expressiva diminuição se dá em decorrência da adoção de medidas de prevenção e capacitação de profissionais da área. 

A vacinação irá priorizar crianças e adolescentes na faixa de 10 a 14 anos. Depois dos idosos, essa faixa etária representa o maior número de hospitalizações devido à dengue. Pela ausência de estudos clínicos, pessoas com mais de 60 anos não possuem indicação para receber o imunizante.

As doses serão distribuídas pelo Sistema ??nico de Saúde (SUS), e Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer a vacina no sistema público.

Segundo o Ministério da saúde, a previsão é de que 3,2 milhões de pessoas sejam imunizadas ao longo de 2024. ????? o momento de estarmos juntos, o Brasil unido pela dengue???, enfatizou a ministra Nísia Trindade.