» Política
PL de Alexandre Ayres busca inclusão de jovens autistas no mercado de trabalho em Alagoas
Proposta encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE-AL) um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Alexandre Ayres, que visa fortalecer a importância do primeiro emprego para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Denominado "Programa Autista em Ação", o projeto estabelece que os jovens participantes devem ter idade entre 14 e 24 anos, e estar matriculados na rede pública ou privada de ensino, seja no ensino fundamental, médio ou superior.
Uma das medidas propostas é a reserva de vagas no setor público, além da exigência para empresas com mais de 100 funcionários destinarem 2% de suas vagas para jovens inseridos no programa.
Contudo, o projeto proíbe a realização de atividades consideradas insalubres, perigosas, noturnas ou incompatíveis com a idade dos participantes. Adicionalmente, determina que a Administração Pública estadual deve empregar no mínimo 2% dos servidores públicos jovens participantes do programa.
A carga horária de trabalho é limitada a 4 horas diárias e 20 horas semanais, de forma a garantir a compatibilidade com os horários escolares dos participantes. O parlamentar também propõe que o Governo do Estado promova campanhas de conscientização e incentivo fiscal para empresas que aderirem ao programa, mediante comprovação efetiva de sua participação.
Na justificativa do projeto, Alexandre Ayres destaca o compromisso com a causa do autismo e ressalta que a inclusão de jovens com TEA no mercado de trabalho é crucial para sua independência, autonomia e bem-estar social.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados