» Sociedade

Defensoria atua para solucionar constantes desabastecimentos de água em Rio Largo

A DPE realizará uma reunião no Núcleo de Tutela Coletiva na próxima semana, com a participação de diversos órgãos e representantes da população.

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), no município de Rio Largo, recebeu, nesta semana, a denúncia de lideranças comunitárias dos bairros Jarbas de Oiticica e Antônio Lins sobre a falta de água que tem prejudicado a vida dos moradores dessas comunidades nos últimos anos. Na oportunidade, as lideranças comunitárias foram recebidas pela Defensora Pública Suellen Rodrigues de Aguiar.

Conforme as denúncias, os moradores do Conjunto Jarbas de Oiticica sofrem com os desabastecimentos desde a entrega do conjunto em 2016, mas a situação se agravou nos últimos anos. Já o bairro Antônio Lins convive com o problema desde 2023. Em fevereiro deste ano, as duas comunidades enfrentaram desabastecimento por mais de 14 dias.

De acordo com a Defensora, a denúncia aconteceu após a participação da Instituição na audiência pública ocorrida no último dia 29 de fevereiro, na Câmara de Vereadores do Município de Rio Largo.

Com a finalidade debater uma resolução para o problema, a Defensoria Pública realizará uma nova reunião no Núcleo de Tutela Coletiva da Instituição, na próxima semana, que contará com a participação de defensores públicos, representantes da BRK, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto de Meio Ambiente (IMA) e representantes da população.