» Polícia

Audiência sobre operação 'Gambito da Rainha' acontece nesta quinta-feira (4)

Segundo o MP, o esquema causou um prejuízo estimado em R$ 60 milhões aos cofres estaduais.

Nesta quinta-feira (4/4), a 17ª Vara Criminal da Capital sediará a audiência de instrução do caso de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro envolvendo o conglomerado "Globo", de propriedade da empresária palmarina Eliane do Globo, investigada na Operação Gambito da Rainha.

Segundo o MP, o esquema, que causou um prejuízo estimado em R$ 60 milhões aos cofres estaduais, contava com a participação de funcionários públicos locais e incluía manipulação de registros e simulação de transferências de propriedade.

???Tal valor está corrigido monetariamente, inclusive, com multas e juros, conforme dados da própria Sefaz???, disse o coordenador do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), promotor de Justiça Cyro Blatter.

Eliane foi apontada como a líder do esquema, exercendo influência sobre as atividades ilícitas, que incluíam falsificação documental, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, principalmente com o intuito de sonegar impostos.

Outros membros identificados e investigados incluem Ana Karoline Torres de Omena, Petrucio Augusto Pereira da Silva Júnior, Francisco Manoel Gonçalves de Castro, entre outros.