» Política

Governo de Alagoas promove mais um Dia D de Combate à Dengue

Ação realizada na Orla de Maceió conscientizou banhistas, ambulantes e turistas sobre as medidas de prevenção ao vetor Aedes aegypti.

Para frear o aumento de casos de dengue em Alagoas, o Governo do Estado realizou no domingo (7/4) mais um Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ocorreu na rua fechada da Orla de Maceió e conscientizou banhistas, ambulantes e turistas sobre as medidas de prevenção da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Para isso, gestores e técnicos da Sesau abordaram as pessoas que estiveram na rua fechada da Orla de Maceió e entregaram material educativo, enumerando as medidas que devem ser realizadas para evitar os focos do Aedes aegypti. Além de distribuir folders, também foram afixados cartazes em pontos estratégicos e de grande visibilidade, como estabelecimentos comerciais e carrinhos de ambulantes, alertando sobre a necessidade de combater o mosquito vetor da doença.

Entre as medidas a serem adotadas pela população para acabar com os focos do Aedes aegypti está a eliminação de locais que estão expostos ao sol e armazenam água limpa, conforme frisou o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda. Isso porque, segundo o gestor, estes locais são os mais propícios para que a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposite seus ovos e se prolifere, principalmente em períodos intercalados por chuva e sol intenso, como o vivenciado atualmente em Alagoas.

"Temos que evitar manter nas residências vasos de plantas aquáticas, fechar as caixas d???água, limpar as calhas, guardar os pneus e garrafas em locais cobertos, não acumular entulhos e sucatas e eliminar a água das garrafas, potes e vasos. Por isso, queremos conclamar os secretários municipais de saúde para que possam sensibilizar a população de seus municípios, com o intuito de adotar estas medidas preventivas que combatem à dengue", salientou Holanda, que representou o titular da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.

Situação epidemiológica

Até a Semana Epidemiológica 13 foram notificados 3.560 casos suspeitos de dengue em Alagoas e, destes, 1.807 foram confirmados. Já no mesmo período do ano passado, 1.520 casos suspeitos foram notificados e 937 confirmados. Com relação aos óbitos, foi confirmado um óbito, que se refere a um paciente do sexo masculino, residente em Atalaia; no mesmo período do ano passado não houve óbito confirmado. Ainda com relação às mortes por dengue, cinco encontram-se em investigação, procedentes dos municípios de Maceió (1), Santana do Mundaú (1), União dos Palmares (2) e Viçosa (1).

Além de técnicos da Gerência de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis e do secretário executivo de Vigilância em Saúde,  Marcos Holanda, participaram do Dia D de Combate à Dengue o secretário executivo de Gestão Interna, ??der Correia; o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro; o superintendente de Vigilância em Saúde, Paulo Teixeira; e a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Waldnéia Silva.