» Sociedade

Aprovados no Concurso Nacional Unificado, terão que passar por curso de formação

Os candidatos aprovados tomarão posse ainda este ano

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que os aprovados no Concurso Nacional Unificado, também conhecido por Enem dos Concursos, passarão por um curso de formação para exercer os cargos em que forem aprovados. O Ministério tem a intenção de que parte dos aprovados tome posse no dia 5 de agosto desse ano.

"A gente vai fazer um curso de formação para todo mundo que está entrando agora (através do Concurso Nacional Unificado). Estamos montando junto com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) um curso de formação para todo mundo com cinco grandes blocos com o que a gente acha que os servidores precisam saber ao entrar. ?? importante que elas entendam que estão entrando para servir à população, que estão entrando para fazer um trabalho que é de dedicação aos outros", disse a ministra numa entrevista na manhã desta quinta-feira (11).

O concurso oferta 6640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Esther Dweck afirmou que existe a possibilidade de acontecerem novos concursos unificados. "Temos estudado para tornar o CNU algo perene. Estamos avaliando, mas ainda não temos uma data", disse.

As provas serão aplicadas em Alagoas nas cidades de Maceió e Arapiraca no dia 5 de maio. As avaliações serão divididas em dois turnos, as de nível superior, pela manhã, realizarão uma prova de 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já as de nível médio farão nesse horário uma prova de 20 questões objetivas e uma redação. No turno da tarde, para o nível superior, uma prova de 50 questões objetivas, e para o nível médio uma prova de 40 questões.

Os portões são abertos pela manhã, às 7h30 e o fechamento será às 8h30. A prova, que começa às 9h (horário de Brasília), terá uma duração de 2h30. No turno da tarde, a prova iniciará às 14h30, os portões abrirão às 13h e fecham às 14h. Os estudantes terão 3h30 para entregar a prova.

O cartão de confirmação indicando o local da prova será divulgado no dia 29 de abril. "Recomendamos que a pessoa vá antes ao local para saber como chegar e ir com antecedência no dia para não ter aquela cena de Indiana Jones de pessoas se jogando no portão???, brincou Dweck.

Esther também disse que os aprovados desse concurso serão convocados ainda nesse ano. "Todas as vagas previstas no edital para entrada com vagas garantidas serão feitas neste ano. Cada uma tem um calendário e seguiremos ele", enfatizou a ministra.