» Política
Projeto de Alfredo Gaspar que cria dia do policial penal é aprovado
A proposta segue para sanção presidencial

O Projeto de Lei 3885/2023, dos deputados federais Alfredo Gaspar, Kim Kataguiri e Zacharias Calil, que cria o Dia Nacional do Policial Penal a ser celebrado em 4 de dezembro e incluído no calendário oficial nacional de eventos comemorativos, foi aprovado no Senado e segue para sanção presidencial.
A iniciativa é uma homenagem a essa carreira, que atua no enfrentamento à violência que atinge os cidadãos. “Criar o Dia do Policial Penal é uma justa homenagem a essa categoria, que tem papel fundamental na proteção da nossa sociedade e que atua diretamente em situações de risco.”, afirmou o deputado Alfredo Gaspar.
Ainda de acordo com o parlamentar alagoano, esse é apenas um passo para prestigiar essa categoria e seguir na luta pela valorização e fortalecimento com outras ações de políticas públicas de saúde, segurança e cuidados voltados para todos os profissionais. “Se fizermos uma retrospectiva desses últimos dez anos, mais de 300 policiais penais foram vítimas da criminalidade, feitos reféns dentro dos sistemas prisionais, mais de 600 foram feridos cumprindo a sua missão e mais de dez foram assassinados em decorrência de suas profissões, geralmente pelas organizações criminosas. É necessário cada vez mais fazer esse reconhecimento aos valorosos profissionais da segurança pública que têm uma profissão de risco”.
O parlamentar lembrou ainda do tempo que atuou na Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e como esses profissionais tiveram papel fundamental na redução da violência no Estado. “Durante toda a minha trajetória como promotor ou como secretário de segurança, tive o apoio dos policiais penais da minha terra, Alagoas. Eles contribuíram para retirar Alagoas da posição de estado mais violento do Brasil. A polícia penal tem grande parte nisso, e eu só tenho a deixar meu muito obrigado”, completou.
» MAIS LIDAS
-
1
DEU O QUE FALAR!
Vídeos íntimos de suposta "suruba" viralizam em União dos Palmares e geram polêmica
-
2
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
3
APÓS DENÚNCIA ANÔNIMA
Suspeitos armados trocam tiros com a Rotam em cemitério no Pilar e morrem após confronto
-
4
FAMOSOS
Casamento de influenciador vira polêmica após "brincadeira" que arrecadou joias de R$ 250 mil
-
5
PARTE ALTA
Veja o vídeo: Assalto violento aterroriza clientes de hamburgueria no bairro Antares, em Maceió