» Polícia

PF faz operação em São José da Lage contra extração ilegal de minerais

Um indivíduo é preso em flagrante por posse de arma de fogo durante ação

Dinheiro apreendido durante a 2ª fase da Operação Paralelogramo - Fotos: Assessoria

Nesta terça-feira (28/5), a Polícia Federal (PF) deflagrou a 2ª fase da Operação Paralelogramo em São José da Lage. O objetivo principal é identificar os destinatários finais dos minerais extraídos ilegalmente de uma pedreira clandestina localizada dentro da Terra Indígena Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes.

Os agentes federais estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão, emitidos pela 7ª Vara Federal de União dos Palmares. Além disso, os responsáveis estão sendo intimados acerca de uma decisão judicial que os proíbe de acessar o local da pedreira.

Durante o cumprimento de um dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. 

As investigações apontam que uma empresa teria instalado uma pedreira clandestina dentro da terra indígena, de onde estariam sendo retiradas pedras ilegalmente e comercializadas na forma de paralelepípedos.

Os responsáveis pela extração ilegal podem responder por diversos crimes, incluindo executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização competente, e produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União sem autorização legal.