» Sociedade

Governo de Alagoas reforça segurança na orla de Maceió contra arrombamentos

A iniciativa foi discutida em encontro com membros do TJ e MP, no Palácio República dos Palmares, neste domingo (7)

Governo de Alagoas apresenta medidas de segurança ao trade turístico - Fotos: Tiago Sampaio

O Governo de Alagoas apresentou ao setor turístico de Maceió medidas de segurança para conter arrombamentos na orla da capital, provocados por pessoas em situação de rua. As ações incluem aumento do policiamento, ampliação do horário das rondas e instalação de videomonitoramento.

A iniciativa foi discutida em encontro com membros do Tribunal de Justiça do Estado (TJAL) e Ministério Público de Alagoas (MPAL), no Palácio República dos Palmares, neste domingo (7/7). Também serão solicitadas à Prefeitura de Maceió ações de assistência social e outras medidas.

Para reforçar a segurança na orla, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai destacar, a partir do dia 15, cinco equipes adicionais de policiamento das 0h às 6h nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

A Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) estenderá o horário da patrulha da Ronda no Bairro na região até meia-noite. Também está sendo considerada a instalação de uma nova base da Oplit (Operação Policial Litorânea Integrada). Estas medidas fazem parte da resposta prometida pelo governador.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para informar sobre a situação e a necessidade de apoio municipal, agendando uma reunião para segunda-feira (8) às 10h30 na sede do órgão municipal.

“É legítimo o pedido em relação ao papel que o Município deve desempenhar, e o Ministério Público pode colaborar. Vou conversar com o prefeito para encontrar uma solução consensual, sem recorrer à judicialização”, disse Araújo.