» Política
Senado aprova lei para diferenciação de bengalas longas por cor; entenda
Projeto de lei estabelece cores específicas para bengalas usadas por pessoas com diferentes graus de deficiência visual
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (11/7) o Projeto de Lei n° 4.189/2019, que estabelece cores específicas para as bengalas longas utilizadas por pessoas com diferentes graus de deficiência visual. Com a aprovação, o texto segue para sanção presidencial.
Conforme a proposta, a cor branca será destinada a pessoas cegas. Para usuários com baixa visão ou visão subnormal, a cor verde será utilizada. Já a bengala nas cores vermelha e branca será reservada para pessoas surdocegas.
O projeto, oriundo da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Durante a votação no Plenário, a senadora Jussara Lima (PSD-PI) foi a relatora designada.
O texto também estipula que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve fornecer as bengalas longas na cor adequada, conforme solicitado pelo usuário. A proposta enfatiza que o poder público deve considerar a percepção do usuário sobre as “barreiras que dificultam a sua participação plena e efetiva na sociedade”.
A avaliação das condições visuais, seja cegueira, baixa visão ou surdocegueira, deverá ser feita por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. Além disso, é responsabilidade do poder público divulgar o significado das cores das bengalas longas e os direitos dos usuários.
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
3
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica
-
4
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
5
AVENTURA
Veja como foi o 4º Passeio Ciclístico Zumbi dos Palmares