» Sociedade

Novo problema com energia prejudica abastecimento de água em Ibateguara

Captação do Sistema Sumidouro foi paralisada nesta quinta-feira (18) por falta de energia na rede da Equatorial

Torneira pingando - Fotos: Reprodução/Ilustração

Uma nova interrupção de energia na rede operada pela Equatorial Alagoas paralisou, nesta quinta-feira (18/7), o Sistema Sumidouro, responsável pelo abastecimento de água em Ibateguara. A interrupção foi registrada às 12h20 na captação de água, local onde é feita a retirada do recurso natural para bombeamento até a estação de tratamento.

O sistema é o mesmo que já havia sido paralisado na tarde da última quarta-feira (17) pelo mesmo motivo. Ao detectar a nova parada, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela produção de água no município, acionou prontamente a Equatorial Alagoas.

Durante a interrupção do fornecimento de energia, as operações de captação, bombeamento e distribuição de água a partir do Sistema Sumidouro ficam suspensas. Entretanto, o Sistema Severo, também operado pela Casal em Ibateguara, continua funcionando normalmente. Este sistema, que utiliza uma fonte de água e uma estação de tratamento diferentes, não atende à totalidade do município.

Assim que o fornecimento de energia for restabelecido no Sistema Sumidouro, as atividades da Casal serão retomadas. Posteriormente, a água tratada será gradualmente repassada à concessionária Verde Alagoas, que é responsável pela distribuição aos moradores.

Sobre o assunto, a Equatorial divulgou a seguinte nota de esclarecimento:

"A Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) sobre a falta de energia que afeta a captação Sumidoro, localizada em Ibateguara, e uma equipe técnica já está a caminho do local para realizar uma inspeção minuciosa na rede elétrica, com o propósito de identificar a possível causa da interrupção do fornecimento de energia na unidade. Caso seja constatado alguma anomalia na rede elétrica, a Distribuidora irá adotar as medidas necessárias, que forem de sua responsabilidade, para resolver a situação o mais breve possível."