» Sociedade

Prefeito JHC inicia implantação de iluminação na ciclovia das avenidas Fernandes Lima e Durval

Primeira fase da obra inclui instalação de 330 postes e uso de técnicas de engenharia para minimizar impacto no trânsito

Prefeito JHC - Fotos: Reprodução

A Prefeitura de Maceió deu início à implantação dos postes que formarão a rede de iluminação da nova ciclovia que se estende pelas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, na parte alta da capital alagoana. A obra visa melhorar a segurança e a visibilidade ao longo dos 10 quilômetros de ciclovia planejados.

Nesta primeira fase, que começa na Praça Centenário, no bairro do Farol, serão instalados 330 dos 1.100 postes projetados para o projeto. Cada poste, com 4,5 metros de altura e 70W de potência, é do tipo girafa e foi selecionado para oferecer uma iluminação eficaz e econômica ao longo do trajeto.

"Essa é a primeira vez que o nosso canteiro central da Fernandes Lima recebe uma obra dessa magnitude. A primeira etapa cobrirá 7,5 quilômetros da ciclovia, com toda a fiação embutida para melhorar a estética e reduzir os riscos de acidentes, além de inibir práticas criminosas", destacou o prefeito JHC.

O projeto luminotécnico foi desenvolvido para garantir uma iluminação adequada, utilizando postes dispostos em zigue-zague ao longo da ciclovia. Isso assegura que tanto a ciclovia quanto o canteiro central sejam bem iluminados, sem comprometer a visibilidade dos motoristas que circulam pelos dois sentidos das avenidas.

Além disso, a empresa responsável pela obra, Ilumina, está aplicando o Método Não Destrutivo, uma técnica de engenharia que utiliza um robô escavador para abrir passagens subterrâneas para cabos e tubulações. Esse método evita danos ao asfalto das avenidas, preservando a dinâmica do tráfego e minimizando o impacto na rotina da cidade.