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Entenda como funciona a liberação de vagas para emissão da carteira de identidade em Alagoas

Instituto de Identificação de AL estuda maneira de ampliar rede de atendimento, tornando serviço ainda mais acessível

Emissão da Carteira de Identidade Nacional é o serviço mais procurado nas Centrais Já! - Fotos: Ascom Polícia Científica

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo Instituto de Identificação de Alagoas continua sendo o serviço mais procurado nas Centrais Já! do estado. Na primeira semana de implementação do novo sistema, foram registrados 3.635 agendamentos, um número 836,86% maior que o serviço de correção cadastral, que ocupa o segundo lugar no ranking de atendimento.

Apesar do grande número de agendamentos, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre como garantir uma vaga para o atendimento. A superintendência do órgão esclareceu, nesta quinta-feira (25/7), que o agendamento para emissão da nova CIN varia conforme a unidade de atendimento.

Para as Centrais Já! da capital e do interior, o agendamento é totalmente online e as vagas são liberadas gradativamente no decorrer da semana, sem horário fixo, sendo necessário ficar atento. Ao acessar o sistema, a própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) explica como funciona a liberação das vagas.

De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas da segunda-feira e 20% das vagas de cada dia para os outros dias da semana. Já de segunda à quinta, o sistema libera 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, oferecendo assim mais chances de garantir o novo RG.

Nos demais postos de atendimento do interior do Estado, que não são Centrais Já!, nas unidades que funcionam dentro das Centrais Integradas de Segurança Pública (CISP) e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento é presencial. Os interessados devem comparecer aos postos e agendar o atendimento.

Ampliação

O superintendente do órgão, Antônio Ferreira, explicou que, mesmo com uma grande rede de postos, a gestão do Instituto de Identificação está buscando alternativas para melhor atender a população.

A superintendência estuda uma forma de ampliar o número de unidades e ações itinerantes para beneficiar os cidadãos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

"Estamos sempre procurando soluções, fazendo parcerias, realizando ações itinerantes com o intuito de facilitar o acesso ao serviço de emissão da carteira para os alagoanos. A pedido do governador Paulo Dantas, buscamos implementar ideias, reestruturar o órgão e modernizar para oferecer um atendimento ágil, seguro e acessível para todos", afirmou Antônio Ferreira.