» Sociedade
Entenda como funciona a liberação de vagas para emissão da carteira de identidade em Alagoas
Instituto de Identificação de AL estuda maneira de ampliar rede de atendimento, tornando serviço ainda mais acessível
A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo Instituto de Identificação de Alagoas continua sendo o serviço mais procurado nas Centrais Já! do estado. Na primeira semana de implementação do novo sistema, foram registrados 3.635 agendamentos, um número 836,86% maior que o serviço de correção cadastral, que ocupa o segundo lugar no ranking de atendimento.
Apesar do grande número de agendamentos, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre como garantir uma vaga para o atendimento. A superintendência do órgão esclareceu, nesta quinta-feira (25/7), que o agendamento para emissão da nova CIN varia conforme a unidade de atendimento.
Para as Centrais Já! da capital e do interior, o agendamento é totalmente online e as vagas são liberadas gradativamente no decorrer da semana, sem horário fixo, sendo necessário ficar atento. Ao acessar o sistema, a própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) explica como funciona a liberação das vagas.
De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas da segunda-feira e 20% das vagas de cada dia para os outros dias da semana. Já de segunda à quinta, o sistema libera 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, oferecendo assim mais chances de garantir o novo RG.
Nos demais postos de atendimento do interior do Estado, que não são Centrais Já!, nas unidades que funcionam dentro das Centrais Integradas de Segurança Pública (CISP) e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento é presencial. Os interessados devem comparecer aos postos e agendar o atendimento.
Ampliação
O superintendente do órgão, Antônio Ferreira, explicou que, mesmo com uma grande rede de postos, a gestão do Instituto de Identificação está buscando alternativas para melhor atender a população.
A superintendência estuda uma forma de ampliar o número de unidades e ações itinerantes para beneficiar os cidadãos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade socioeconômica.
"Estamos sempre procurando soluções, fazendo parcerias, realizando ações itinerantes com o intuito de facilitar o acesso ao serviço de emissão da carteira para os alagoanos. A pedido do governador Paulo Dantas, buscamos implementar ideias, reestruturar o órgão e modernizar para oferecer um atendimento ágil, seguro e acessível para todos", afirmou Antônio Ferreira.
» MAIS LIDAS
-
1
Colisão
Adolescente perde controle de moto e bate em carro em Japaratinga
-
2
Eleições 2026
Com 24 anos na segurança pública, Ivanildo Gomes lança pré-candidatura a deputado estadual
-
3
ESTUDO
DIEESE aponta que salário mínimo ideal ultrapassa R$ 7 mil para sustentar família no Brasil
-
4
POR RICARDO GOMES
Antônio Albuquerque: o reforço de peso que Renan Filho ganhou neste domingo
-
5
Arraial sinfônico
Concerto Junino da Filarmônica de Alagoas celebra cultura nordestina