» Sociedade
Fapeal anuncia resultados do edital de auxílio à organização de eventos científicos
Edital AORC 2024 beneficiará 36 eventos de quatro instituições alagoanas com apoio financeiro
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), divulgou os resultados do Edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC 2024). A iniciativa permitirá a realização de 36 eventos científicos organizados por quatro instituições: Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Centro Universitário Cesmac.
Desde 2015, a Fapeal oferece esse apoio com recursos exclusivamente estaduais, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Os eventos contemplados variam em abrangência, desde o nível acadêmico até o internacional. Um destaque deste ano é o XLV Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2024), organizado pelo Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal.
A professora Aline Silva, doutora em Engenharia Civil e responsável pelo projeto, ressaltou a importância do apoio da Fapeal: “O evento é tradicional para a formação de recursos humanos nas áreas de Ciências e Engenharias, e o apoio da Fapeal é imprescindível para a viabilidade financeira.”
A Uncisal e a Uneal também foram contempladas, recebendo apoio para seus principais eventos anuais, que envolvem toda a comunidade acadêmica. Os recursos para o AORC em 2023 e 2024 são provenientes do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa do Governo de Alagoas através da Secti e Fapeal. Lançado em abril de 2023, o programa planeja destinar R$ 200 milhões para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) até 2026, financiando projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para laboratórios e equipamentos.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior