» Sociedade

Alagoas supera metas no Ideb e se destaca no cenário educacional

Estado alcançou índices acima das expectativas no ensino fundamental e médio, posicionando-se entre os melhores do Nordeste

Alagoas supera metas no Ideb e se destaca no cenário educacional - Fotos: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

Nesta quarta-feira (14/8), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), revelando que Alagoas superou as metas previstas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. O Ideb é um importante indicador da qualidade da educação no Brasil, e os novos dados mostram um avanço significativo para o estado.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, que abrangem as turmas do 1º ao 5º ano, Alagoas alcançou a média de 6.0, equivalente à média nacional. Esse resultado posicionou o estado em 9º lugar no ranking nacional para essa etapa, empatado com Mato Grosso e Rio Grande do Sul. No Nordeste, Alagoas ficou em 2º lugar, superado apenas pelo Ceará.

Já nos anos finais do ensino fundamental, que correspondem ao 6º ao 9º ano, Alagoas obteve a nota 5.0, também igual à média nacional. Com esse desempenho, o estado alcançou o 7º lugar no Brasil, empatado com Pernambuco e o Distrito Federal, e ocupou a 3ª posição no Nordeste, atrás de Ceará e Piauí.

O ensino médio também apresentou bons resultados. Alagoas elevou seu Ideb de 3,6 em 2021 para 4,1 em 2023, superando a meta estipulada pelo MEC, que era de 3,9. O estado agora tem o 15º melhor Ideb do país e o 4º do Nordeste, aproximando-se da média nacional de 4,3.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, atribuiu esses resultados ao esforço conjunto entre o Governo de Alagoas e os 102 municípios, por meio do Regime de Colaboração. "Esse é um compromisso do governador Paulo Dantas, que determinou que não deixássemos nenhum município desamparado. E esta melhoria também não seria possível sem programas como o Escola 10, além, é claro, engajamento e comprometimento dos professores alagoanos, que não mediram esforços para aprimorar a aprendizagem de seus estudantes" destacou Vasconcelos.

*Com informações da Assessoria