» Sociedade

Paulo Dantas anuncia a entrada de mais estagiários do Programa Primeiro Emprego

Governador destacou a importância do estágio para abrir portas no mercado de trabalho durante o evento que celebrou o Dia do Estagiário

Governador Paulo Dantas ressaltou que o momento econômico favorável que o governo vivencia - Fotos: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou de um encontro com mais de 500 estagiários cadastrados no Programa Primeiro Emprego na manhã desta sexta-feira (30/8). O evento, chamado "Primeiro Emprego 360°", ocorreu no Teatro Deodoro em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto. Durante o encontro, foi anunciada a divulgação do resultado de uma nova seleção de estagiários pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Em seu discurso, o governador incentivou os estagiários a aproveitarem ao máximo a experiência de trabalhar em órgãos públicos estaduais, destacando a importância desse aprendizado para a inserção no mercado de trabalho. Ele ressaltou que quase três mil pessoas se inscreveram na nova seleção do programa, e que a Seplag está aguardando a demanda das secretarias para realizar as convocações.

Paulo Dantas também destacou o exemplo de sucesso de secretárias de Estado que começaram suas carreiras como estagiárias no governo de Alagoas, como Paloma Duarte, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), e Bárbara Braga, do Turismo. Ele enfatizou que o estágio é uma oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento pessoal, importante para a construção de um futuro profissional sólido.

O governador agradeceu a todos os servidores e estagiários do estado pelo comprometimento e pela contribuição para os resultados positivos que o governo tem alcançado. Ele elogiou o empenho de toda a equipe, desde secretários até estagiários, que, segundo ele, trabalham com dedicação e respeito às instituições e à democracia.

Priscila Batista, estudante de Ciências Contábeis e estagiária na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), compartilhou sua experiência, afirmando que o estágio tem sido um diferencial em sua formação e despertou seu interesse em seguir carreira no setor público. "Estou aprendendo muito nesse estágio, pois percebi como é diferente o setor de finanças no setor público e no setor privado", disse ela.

Desde 2021, o Programa Primeiro Emprego já cadastrou 18.751 estudantes, dos quais 1.571 foram contratados. Entre os estagiários, 938 são mulheres e 633 são homens, e 145 pertencem a etnias indígenas. O programa oferece estágios com duração de 6 meses a 2 anos em diversas áreas, incluindo Administração, Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

Os contratados recebem uma bolsa no valor de um salário-mínimo, seguro contra acidentes, mais auxílio transporte. Carga horária de 30 horas semanais (6 horas diárias); capacitação pela Escola de Governo. Os cinco cursos mais solicitados pelos órgãos são: Direito (37,81%), Administração (9,55%), Ciências Contábeis (6,07%), Ciências da Computação (3,72%) e Nutrição (2,99%).