» Sociedade

União Pet: Castração gratuita em União dos Palmares reduz abandono de animais

Iniciativa da prefeitura busca controlar a população de animais de rua e promover saúde pública no município

Moradores realizam cadastro no União Pet - Fotos: Reprodução

O projeto União Pet, idealizado pela Prefeitura de União dos Palmares, tem proporcionado à população a castração gratuita de cães e gatos, com o objetivo de reduzir o abandono de animais e prevenir problemas de saúde pública. Com foco principalmente em animais de rua, a iniciativa já percorreu quase todos os bairros da cidade, buscando atender as comunidades carentes e evitar a superpopulação de animais.

Confira a reportagem na íntegra:


Alane Menezes, idealizadora do programa, explicou que o programa é motivado pelo cuidado com os animais de rua, especialmente aqueles sem lar, destacando a importância da iniciativa. O programa é destinado principalmente aos animais de rua. A cada mês, estamos em um bairro diferente, já passamos pela maioria dos bairros da cidade, e o próximo passo é atender a zona rural”, ressaltou.

A castração segue um cronograma em quatro etapas: visita às unidades de saúde para conversas com agentes comunitários, cadastro dos animais por moradores de baixa renda, orientações pré-cirúrgicas e, por fim, a castração propriamente dita. Cada mês, cerca de 50 animais de um bairro são contemplados.

Na tarde desta quinta-feira (5/9), os bairros Abolição e Abdom Veríssimo receberam a equipe do União Pet para o cadastro dos moradores interessados na castração gratuita de seus animais. A ação terá a próxima etapa realizada na quinta-feira (12), quando ocorrerá a castração dos animais na praça da Abolição.

"A gente agradece muito a eles por isso. Principalmente pelos animais de rua que fica na rua. É uma gratificação muito grande que a gente tem. Porque não só pelo da gente que a gente tem em casa, mas também pelos de rua, porque é um benefício muito grande para os animais", elogiou a moradora Maria Madalena.

O União Pet segue em expansão e, após finalizar as ações nos bairros urbanos, planeja alcançar a zona rural do município. Além disso, Alane e sua equipe estão organizando uma grande ação centralizada, destinada às pessoas que, por algum motivo, não conseguiram cadastrar seus animais no período de visitas aos bairros.

“Nós estamos pensando em uma ação geral, onde todas as pessoas que perderam o cadastro em seus bairros possam trazer seus animais. Dependendo da demanda, podemos até dividir em mais de uma ação para atender todo mundo. Sabemos que a necessidade é grande, e queremos dar oportunidade a todos”, explicou a idealizadora.

Com o sucesso do programa, União dos Palmares se destaca como referência em ações voltadas à causa animal no estado de Alagoas. "Poucos municípios têm um olhar tão atento para os animais como o nosso. E estamos fazendo a diferença aqui. O projeto já é reconhecido em outras cidades e, aos poucos, a conscientização sobre a importância do cuidado com os animais vai se espalhando", afirmou Alane.